Este Blog surge a partir de um Trabalho de Conclusão de Curso de Ciências Biológicas, organizando conteúdos de difícil compreensão aos alunos da Educação Básica como uma perspectiva de auxiliar o entendimento e de temas abstratos em Biologia.
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26 de mar. de 2012

A descoberta da célula


Com o advento do microscópio óptico, foi possível observar o que se chamaria futuramente de célula. O estudioso holandês Van Leeuwenhoek (1632-1723) (figura 1) foi quem primeiro empregou o microscópio nos estudos da natureza, porém não chegou ao ponto de observar a célula.
A célula só foi nomeada e observada em 1665 pelo inglês Robert Hooke (figura 2). Hooke observou em um microscópio muito rudimentar, fatias de cortiças (figura 3), que nada mais são do que um tecido vegetal morto, ele observou cavidades que se assemelhavam com favos de mel. Cada cavidade ele denominou de célula. Robert Hooke não conseguiu observar como elas se formavam nem que tipos de substâncias as constituíam enquanto vivas.


a célula
A célula é a menor unidade viva presente nos organismos pluricelurares, ou seja, seres vivos que apresentam sua estrutura fisica formada por muitas células. Existem organismos que são unicelular, isto é, são seres formados por uma única célula que desempenha todas as funções do organismo.
Segundo JUNQUEIRA e CARNEIRO (2005, p, 2.).
 A microscopia eletrônica demonstrou que existem fundamentalmente duas classes de células: as procariontes(pro, primeiro e cario, núcleo), cujos cromossomos não estão separados do citoplasma  por membrana, e as eucariontes (eu, verdadeiro, e cario, núcleo), com um núcleo bem individualizado e delimitado pelo envoltório nuclear.

Células procariontes são desprovidas de membrana envolvendo o material genético, portanto estas células não apresentam núcleo. Células procarióticas são características de organismos procariontes (bactérias).
Observando uma bactéria em microscópio, podemos visualizar uma membrana plasmática lipoprotéica envolvendo o citoplasma, em uma determinada área do citoplasma podemos observar o material genético da célula (DNA) em um formato circular enovelado constituindo a cromatina. Envolvendo a membrana plasmática, há uma parede celular constituída de polipeptídios.
Segundo JUNQUEIRA e CARNEIRO (2005, p, 3.) as células eucariontes:
“[...] apresentam duas partes morfologicamente bem distintas – o citoplasma e o núcleo -, entre as quais existe um trânsito constante de moléculas diversas, nos dois sentidos. O citoplasma é envolto pela membrana plasmática, e o núcleo, pelo envoltório nuclear”.
A célula eucariótica apresenta uma série de membranas com diferentes morfologias denominadas organelas. Cada organela desempenha uma função diferente na célula, através dos processos metabólicos. “A célula eucarionte é como uma fábrica organizada em seções de montagem, pintura, embalagem etc.” (JUNQUEIRA e CARNEIRO 2005, p, 3.). O citoplasma das células eucariontes apresentam organelas, como mitocôndrias, retículo endoplasmático, complexo de Golgi, lisossomos e peroxissomos. “Além disso, uma complexa rede de tubos e filamentos de proteína constitui o citoesqueleto, que define a forma da célula e permite que ela realize movimentos.”(AMABIS e MARTHO, 2004. p, 131).
Bibliografia


AMABIS, J, M. MARTHO, G, R. Biologia: Biologia das células. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2004. cap, 6. p, 131.

 http://celvida.blogspot.com/ Acesso em: 16 jan. 2012.


JUNQUEIRA, L, C. CARNEIRO, J. Introdução: uma vista panorâmica sobre a estrutura, funções e evolução das células. In: Biologia Celular e molecular. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabará Koognan, 2005





11 comentários:

  1. peroximos está escrito errado.

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    1. Muito obrigado pela sua colaboração! já corrigimos este erro!!!

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  2. Observa-se apenas a necessidade de duas vírgulas onde fala: Hooke observou em um microscópio muito rudimentar fatias de cortiças (figura 3)...
    Vírgulas que separem: fatias de cortiças.

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  3. bem resumido

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    1. Sim! o objetivo deste texto é complementar os estudos em biologia celular, por isso, escrevemos de forma resumida!

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  4. Achei as perguntas muito bem estruturadas e fáceis de entender, porém, acho que antes mesmo de realizar o pré-teste os alunos deveriam estudar mais sobre as perguntas que você fez

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    1. Caro leitor! esse pré-teste é para sabermos o quanto o aluno sabe sobre célula, replicação, mitose e meiose. Então ele asiste a aula e depois ela responde novamente como pós-teste, assim conseguimos executar uma estatística, para sabermos se o aluno aprendeu através do blog!

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  5. Amanda carin21/8/12 07:31

    Esta muito bem resumido.mas eu gostaria maix de saber sobre as suas divisoes.

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  6. Oi amanda!!! obrigado pelo acesso... como vc viu! temos alguns arquivos em flash sobre as células, e com sua critica brevemente estaremos publicando novos textos!!!!

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  7. queria que voces colocassem sobre as celulas de trabalho para o corpo humano mais explicando sobre tudo OBRIGADA!!!!

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