Com o advento do microscópio óptico, foi possível observar o que se
chamaria futuramente de célula. O estudioso holandês Van Leeuwenhoek
(1632-1723) (figura 1) foi quem primeiro
empregou o microscópio nos estudos da natureza, porém não chegou ao ponto de
observar a célula.
A célula só foi nomeada e observada em 1665 pelo inglês Robert Hooke
(figura 2). Hooke observou em um microscópio muito rudimentar, fatias de
cortiças (figura 3), que nada mais são do que um tecido vegetal morto, ele
observou cavidades que se assemelhavam com favos de mel. Cada cavidade ele
denominou de célula. Robert Hooke não conseguiu observar como elas se formavam
nem que tipos de substâncias as constituíam enquanto vivas.
a célula
A célula é a menor unidade viva presente nos organismos pluricelurares,
ou seja, seres vivos que apresentam sua estrutura fisica formada por muitas
células. Existem organismos que são unicelular, isto é, são seres formados por
uma única célula que desempenha todas as funções do organismo.
Segundo JUNQUEIRA e CARNEIRO (2005, p, 2.).
A microscopia
eletrônica demonstrou que existem fundamentalmente duas classes de células: as procariontes(pro, primeiro e cario,
núcleo), cujos cromossomos não estão separados do citoplasma por membrana, e as eucariontes (eu, verdadeiro,
e cario, núcleo), com um núcleo bem
individualizado e delimitado pelo envoltório nuclear.
Células procariontes são desprovidas de membrana envolvendo o material
genético, portanto estas células não apresentam núcleo. Células procarióticas
são características de organismos procariontes (bactérias).
Observando uma bactéria em microscópio, podemos visualizar uma membrana
plasmática lipoprotéica envolvendo o citoplasma, em uma determinada área do
citoplasma podemos observar o material genético da célula (DNA) em um formato
circular enovelado constituindo a cromatina. Envolvendo a membrana plasmática,
há uma parede celular constituída de polipeptídios.
Segundo
JUNQUEIRA e CARNEIRO (2005, p, 3.) as células eucariontes:
“[...] apresentam duas partes morfologicamente bem
distintas – o citoplasma e o núcleo -, entre as quais existe um
trânsito constante de moléculas diversas, nos dois sentidos. O citoplasma é
envolto pela membrana plasmática, e
o núcleo, pelo envoltório nuclear”.
A célula eucariótica apresenta uma série de membranas com diferentes
morfologias denominadas organelas. Cada organela desempenha uma função
diferente na célula, através dos processos metabólicos. “A célula eucarionte é
como uma fábrica organizada em seções de montagem, pintura, embalagem etc.”
(JUNQUEIRA e CARNEIRO 2005, p, 3.). O citoplasma das células eucariontes
apresentam organelas, como mitocôndrias, retículo endoplasmático, complexo de
Golgi, lisossomos e peroxissomos. “Além disso, uma complexa rede de tubos e
filamentos de proteína constitui o citoesqueleto,
que define a forma da célula e permite que ela realize movimentos.”(AMABIS
e MARTHO, 2004. p, 131).
Bibliografia
AMABIS, J, M. MARTHO, G, R.
Biologia: Biologia das células. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2004. cap, 6. p, 131.
http://celvida.blogspot.com/
Acesso em: 16 jan. 2012.
http://www.biologia.edu.ar/cel_euca/celula1.htm
Acesso em: 16 jan. 2012.
peroximos está escrito errado.
ResponderExcluirMuito obrigado pela sua colaboração! já corrigimos este erro!!!
ExcluirObserva-se apenas a necessidade de duas vírgulas onde fala: Hooke observou em um microscópio muito rudimentar fatias de cortiças (figura 3)...
ResponderExcluirVírgulas que separem: fatias de cortiças.
Muito obrigado pela sugestão!
Excluirbem resumido
ResponderExcluirSim! o objetivo deste texto é complementar os estudos em biologia celular, por isso, escrevemos de forma resumida!
ExcluirAchei as perguntas muito bem estruturadas e fáceis de entender, porém, acho que antes mesmo de realizar o pré-teste os alunos deveriam estudar mais sobre as perguntas que você fez
ResponderExcluirCaro leitor! esse pré-teste é para sabermos o quanto o aluno sabe sobre célula, replicação, mitose e meiose. Então ele asiste a aula e depois ela responde novamente como pós-teste, assim conseguimos executar uma estatística, para sabermos se o aluno aprendeu através do blog!
ExcluirEsta muito bem resumido.mas eu gostaria maix de saber sobre as suas divisoes.
ResponderExcluirOi amanda!!! obrigado pelo acesso... como vc viu! temos alguns arquivos em flash sobre as células, e com sua critica brevemente estaremos publicando novos textos!!!!
ResponderExcluirqueria que voces colocassem sobre as celulas de trabalho para o corpo humano mais explicando sobre tudo OBRIGADA!!!!
ResponderExcluir